quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O Oriente Médio precisa do 'compromisso' de Obama, diz Blair

LONDRES (AFP) — O representante do Quarteto para o Oriente Médio, Tony Blair, pediu neste domingo ao presidente eleito americano, Barack Obama, que dedique "energia, compromisso e entrega" para concluir com êxito o processo de paz na região.
"O que se tem de fazer é ir adiante com a energia, o compromisso e a entrega do novo presidente americano, necessários desde o primeiro dia", declarou o ex-primeiro-ministro britânico à BBC após a reunião do Quarteto em Sharm el Sheik (Egito).
Referindo-se às "imensas" esperanças renascidas da vitória do candidato democrata na eleição presidencial americana, Blair disse se sentir "surpreso" com o fato de Obama ser uma pessoa "muito reflexiva e inteligente, que entende que depois da euforia haverá de fazer escolhas e tomar decisões difíceis".
O Oriente Médio vive neste momento um "período de transição", acrescentou Blair, não somente pela eleição de um novo presidente nos Estados Unidos, mas pela demissão do primeiro-ministro israelense Ehud Olmert e as próximas legislativas antecipadas em Israel em fevereiro.
Blair foi nomeado em junho de 2007 representante do Quarteto para o Oriente Médio (Estados Unidos, Rússia, ONU e União Européia).

Um comentário:

Fátima Wronka disse...

ótimo blog. Falta apenas um maior entrosamento do grupo.